É uma obviedade afirmar que o mundo mudou. Muitas pessoas parecem não acreditar nisto porque vivem isoladas, em mundos que preservam ritos e tradições do passado, mas a grande verdade é que uma parcela considerável do mundo desenvolvido mudou radicalmente, mesmo que seja difícil às vezes compreender a natureza e a dimensão da mudança.
A grande maioria das profissões foi radicalmente afetada pela tecnologia e pela velocidade com que as informações correm. No mundo da beleza estas transformações são ainda mais radicais porque acontecem em dois sentidos: de dentro do segmento para fora dele e de fora do segmento para dentro dele.
Milhares de profissionais ainda não compreenderam a intensidade e a repercussão destas transformações no mercado de prestação de serviços de embelezamento, principalmente no mundo dos salões. Outra parcela percebeu tudo isto tão rapidamente que passou a buscar a consolidação de uma nova forma de atender às necessidades de clientes cada vez mais críticos e exigentes. Uma consolidação que somente acontece pela educação, pela atualização diária e pelo aperfeiçoamento contínuo.
Assim como os salões são diferentes entre si, como qualquer outro negócio ou empreendimento, os profissionais são muito diferentes em sua formação, em sua bagagem técnica, nos critérios de qualidade seguidos, no tempo e nas especialidades de formação e aperfeiçoamento.
Um cabeleireiro que inicia na profissão necessita se desenvolver em assuntos e em técnicas diferentes do cabeleireiro que já possui mais de duas mil horas em cursos e uma experiência de dez anos em coloração, corte, penteado, tratamento e mudança de forma. Então há sim uma classificação que distingue os profissionais pelo nível de aperfeiçoamento que possuem, como em qualquer outra profissão. O mesmo critério vale para todos os demais grupos profissionais de um salão de beleza.
Essa é a grande transformação do segmento. Ela não surgiu somente pela iniciativa de muitos bons profissionais, quando efetuada de dentro para fora. Surgiu em função de uma pressão dos consumidores em busca de melhores resultados, ou seja, de fora para dentro.
Ainda há um enorme trabalho a ser realizado para ajustar a operação dos salões às reais expectativas da massa de consumidores, desde a qualificação de profissionais, para a geração de resultados de elevada qualidade até o ajuste de preços, que precisam estar relacionados ao nível de complexidade dos trabalhos realizados e não somente às necessidades de rendimento dos profissionais. É uma tarefa gigantesca e que se inicia com a percepção que há um plano de carreira para cada grupo profissional dentro dos salões.
A certeza de quem trabalha com educação no mundo profissional, em qualquer área é que nenhum profissional ficará suficientemente bom em seis meses de treinamento e nenhum profissional será tão completo que não necessite mais atualização.