Normalmente desenvolvemos uma ideia própria sobre determinados trabalhos ou matérias de estudo. Com o tema gestão isto não é diferente, mas há 22 pontos para serem refletidos a respeito, para que tenhamos uma ideia mais ampla sobre o que ela realmente significa e impacto que ela causa em nossas vidas.
1. Gestão é a base da dinâmica da vida. O suprimento das necessidades humanas, seja individualmente, seja dentro de organizações, começando pela família, passando por empresas de todos os ramos de atividade e tamanhos, organizações da sociedade civil, chegando até o Estado, tudo depende de gestão. Sem gestão, goste ou não, o resultado é o caos.
2. A capacidade de administrar não é inata. Uma pessoa pode ter melhores condições de administrar algo sem ter o conhecimento sistematizado, mas é certo que, no mundo de hoje, a probabilidade de êxito é bem reduzida. Você pode não precisar de um curso superior para administrar bem. Você precisa estudar e se aperfeiçoar constantemente, como em qualquer área do conhecimento humano.
3. Assim como há pessoas que jamais tocarão um instrumento, há pessoas que jamais administrarão algo. Não se trata de não ter “dom”, se trata de rejeitar a possibilidade por uma questão de gosto, preferência ou perfil. A rejeição é uma questão pessoal.
4. Se todas as crianças começassem desde cedo aprender a importância da administração, talvez os governos fossem desnecessários, ou teriam que ser muito mais efetivos. É por isso que os governos não colocam administração no currículo da educação básica.
5. Administração e gestão, na prática, são a mesma coisa. Então, se quiser ter resultados, não perca seu tempo discutindo semântica.
6. Quando alguém disser que algo não depende de gestão, mas de política, tenha em mente que política faz parte da gestão, ou da administração e vice-versa. Política, enquanto vivermos em sociedade, é um dos nortes de quem pretende administrar alguma coisa de forma correta. Se eliminar uma ou outra de um determinado processo a probabilidade de erros é enorme.
7. A capacidade de administrar e de liderar não andam necessariamente juntas. Este é um problema frequentemente sem solução. A capacidade de liderar pessoas também pode ser desenvolvida, mas pode ser uma disciplina rejeitada. Este é o motivo pelo qual há uma diferença entre ser chefe e ser líder. Os dois tratam de poder, mas a origem deste poder é distinta e o resultado também, dependendo da convergência entre a posição de chefia e a capacidade de liderança.
8. Administração é matéria síntese, eclética por natureza. Direito, Psicologia, Estatística, Economia, Tecnologia, Sociologia, Filosofia e outras, fazem parte do escopo de disciplinas de base de quem se propõe a estudar administração de forma mais aprofundada. Administração é ciência social aplicada e a capacidade de utilizá-la adequadamente não guarda nenhuma relação com a condição de ocupar posição de comando. Sentar-se numa cadeira específica não confere sabedoria a ninguém.
9. A administração possui áreas de especialização: planejamento, marketing, finanças, pessoas, produção, logística e outras. Isto permeia as organizações. Quando uma organização está em funcionamento tudo é administração.
10. Você pode fazer 100 cursos de administração e não conseguir administrar nada na prática e você pode aprender a administrar sem nenhum curso, só fazendo o que deu certo e não fazendo o que deu errado para os outros. Este é o motivo pelo qual vemos hoje jovens de 20 anos fazendo mais resultados em empresas do que executivos de 60. A velocidade entre errar e ajustar a rota mudou radicalmente. Algumas situações que antes demandavam 5 anos para ajustar, hoje você ajusta em 5 dias. E se não acreditar é sinal que não estudou o bastante sobre as novas tecnologias e metodologias de gestão, baseadas na cooperação e compartilhamento de conhecimentos, informações, objetivos e tarefas com utilização de inúmeras ferramentas de produtividade.
11. Se tentar passar pela experiência do certo ou errado em administração, por conta própria, vai levar 2239 anos para aprender o que poderia aprender em cinco, se e somente se conseguir aprender com os erros dos outros.
12. A maioria dos seres humanos tem enorme dificuldade de administrar a própria vida. É mais fácil, por incrível que pareça, praticar o ato sexual casual e descuidado, por impulso, em 5 minutos, do que pensar na consequência de ter um filho para cuidar ao longo da vida.
13. Sempre será mais fácil dar pitacos e opiniões na gestão praticada por outras pessoas, do que olhar para o próprio umbigo. Dói menos, porque nos exime do esforço e da necessidade de enxergar, aceitar, corrigir nossas próprias deficiências e colocar freio em instintos nocivos.
14. Há dezenas de conceitos e definições para administração e gestão. Na prática ela é o somatório de todos os conceitos e definições e mais algumas coisas ainda não conceituadas e definidas, porque administração é uma matéria tão dinâmica quanto a sociedade humana.
15. Como diz o velho general: se quiser mudar o mundo, comece por arrumar a sua cama. Administração exige coerência e isto não é fácil.
16. Russel Akoff, Igor Ansoff, Robert R. Blake e Jane S Mouton, Michael Porter, William Deming, Peter Drucker, James Collins e mais de duas centenas de mestres desconhecidos, perderão de longe para a popularidade de Anitta. Entre o propósito e a profundidade de cada um deles há uma distância maior do que aquela que separa a Terra de Marte.
17. Em inúmeras situações não há certo ou errado. Há simplesmente dez opções para uma decisão. Quem administra vai ter que escolher uma e somente uma das opções. E a partir daí tudo pode dar certo, ou errado. É neste momento que treinar a intuição pode fazer toda a diferença.
18. Há de ser considerada a possibilidade de um gestor contar com uma única opção, com alternativas piores do que a opção disponível. Isto acontece com certa frequência na vida de todos nós. Não decidir pode consumir o emprego, o casamento, a amizade, ou a vida. Gerir exige mais do que boas intenções, ou do que um propósito bem definido.
19. A base da administração permanece a mesma ao longo do tempo, mas o seu contexto, a sua dinâmica, o seu vocabulário mudam. Uma pessoa, ou uma organização, precisará de planejamento, de planos se quiser evoluir, ou, na pior das hipóteses se manter. Isto é básico, apesar de distante de bilhões de pessoas, mas as ferramentas, o desenho do processo, o nível de interação, os insumos, a tecnologia, disponíveis para planejar, como já foi visto, mudam constantemente.
20. A boa Administração tenta, na prática, no dia a dia, equacionar a emocionalidade humana. Quem vendeu a ideia de um ser humano racional é porque nunca gerenciou nada. Nós somos seres emocionais, ou seja, a nossa razão é afetada por mais de 40 estados emocionais, gerados por emoções e sentimentos que não acontecem um a um, eles vêm no plural e muitos estão no plano do inconsciente. A questão da inteligência emocional sistematizada por Daniel Goleman busca dar uma luz a esta questão, mas os métodos e técnicas de desenvolvimento da inteligência emocional estão longe de ser uma prática universal.
21. Histórias de sucesso em administração não duram para sempre. Raras empresas ou organizações possuem mais de 1000 anos, talvez elas sejam 20 ao redor do mundo. O que te contam não necessariamente é a realidade do contexto. Storytelling é a mais arte de contar estórias do que de narrar histórias.
22. Administração tende ao infinito. Quando você chega ao vigésimo primeiro ponto, também chega à conclusão de que o mundo da Administração não é um mundo, é um universo sem fim, se for analisada sob o prisma das especializações e suas subespecialidades. Se o administrador não definir um limite, uma linha de atuação, um foco, tenderá a não realizar nada.