Um dos mais importantes processos para ajuste da operação de qualquer negócio é o da previsão.
Boas fontes de sistematização e análise de prováveis cenários futuros são indispensáveis para quem pensa e age no presente, mas ciente do que pode ocorrer logo a seguir.
A Euromonitor é uma das organizações mais respeitadas no segmento de pesquisa e análise de mercado e de tendências, operando para organizações dos mais diferentes tamanhos e ramos de atividade.
No início de 2021 e a Euromonitor publicou um artigo no qual desenhou as dez mais importantes tendências relacionadas com o comportamento do consumidor para este ano.
Será que elas estão realmente se tornando realidade?
Segundo o artigo em 2021, os consumidores:
1. Esperam iniciativas voltadas para um propósito e que apoiem o triplo resultado: pessoas, planeta e lucros. Quase 70% dos profissionais esperam que os consumidores estejam mais preocupados com a sustentabilidade do que antes do COVID-19.
2. Desejam a facilidade em viagens, valorizando situações espontâneas e as simplicidades da vida pré-pandêmica.
3. Buscam uma reconexão com a natureza e procuram locais ao ar livre para lazer e socialização com segurança.
4. Usam ferramentas digitais para ficar conectados em casa e para facilitar procedimentos mais seguros em lojas físicas.
5. Ganham flexibilidade recém-descoberta, agendando atividades em uma ordem não convencional para atender às demandas de tempo individuais.
6. Desconfiam da mídia e dos governos, desafiando a desinformação e colocando suas necessidades em primeiro lugar. Em 2020, 29% dos consumidores globais estavam ativamente envolvidos em questões políticas e sociais.
7. Exigem serviços sem contato, padrões de saneamento excepcionais e produtos que aumentem a higiene e a imunidade.
8. Reavaliam prioridades e identidades em busca de uma vida mais plena e melhor resiliência mental. A depressão e a saúde mental tiveram um impacto moderado ou grave em 73% da vida cotidiana dos consumidores globais no ano passado.
9. Fazem um orçamento com cautela e compram produtos e serviços de valor agregado e acessíveis.
10. Encontram um novo equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, à medida que a colaboração remota redefine o ambiente de escritório tradicional (locais de trabalho em novos espaços ). Mais da metade dos consumidores globais tinha uma fronteira rígida entre trabalho ou escola e vida pessoal.
“2021 será um ano crucial”, disse Alison Angus, chefe de estilos de vida da Euromonitor Internacional. “Adaptar estratégias para essas tendências de consumo emergentes capacitará as empresas a enfrentar o inesperado e superar as adversidades.”
E você, o que acha disso?
Como responsável pela gestão de salão de beleza, ou barbearia, qual a sua avaliação do impacto destas tendências no seu negócio? Como pensam e agem os seus clientes? O que esperam de você e do seu negócio numa visão mais ampla?