Os salões de beleza nunca experimentaram uma crise tão profunda
como a que se instalou em função do Novo Coronavírus.
O segmento pode ser classificado como crítico na gestão do risco do contágio, por vários motivos, mas este risco pode ser reduzido a partir de atitudes de regulação da atividade e de ocupação dos espaços.
Há algumas barreiras que dependem da equipe, outras têm foco
no cliente, mas todas são de responsabilidade direta do salão. Sendo mais
específico:
Ações focadas no cliente
- Termômetro e tomada de temperatura- o cliente não deve ir ao salão se estiver com qualquer sintoma gripal, ou caso tenha em sua casa alguém com sintoma gripal, mas imagine que a pessoa não tenha este discernimento e decida ir “de qualquer jeito” ao salão. Todos conhecemos pessoas que “não estão nem aí” para o mal que fazem para os outros. Esta pessoa pode contaminar um salão inteiro, simplesmente pelo fato que não observou a regra básica de não ir a lugares com mais pessoas. Então é necessário utilizar elementos concretos de contenção como por exemplo medir a temperatura com termômetro a laser. O cliente que apresentar febre precisa ser orientado a retornar. O aviso deve estar expresso em um cartaz de fácil leitura, em lugar de destaque, com a definição do escopo legal da decisão, que não é do salão, mas dos agentes públicos de saúde.
- Máscara – uso obrigatório – todos os clientes devem usar máscara, durante todo o período de permanência dentro do salão. Caso o cliente não tenha máscara o salão poderá adotar duas medidas: ou solicita ao cliente para que retorne com a máscara, ou fornece uma máscara para o cliente.
- Sapatilha descartável de proteção – uma vez que as pessoas permanecerão no ambiente por mais tempo e que frequentemente não é possível deixar os sapatos do lado de fora, será necessário que os clientes recebam uma sapatilha descartável de proteção antes de entrarem na área coletiva do salão.
- Avental de proteção – o uso de avental de proteção, semelhante aos utilizados em hospitais, evita que a roupa do cliente sirva como elemento de contágio. O avental deve ser descartado em lugar apropriado na saída.
- Higienização das mãos com álcool gel e disponibilidade de pia para que os clientes lavem as mãos e que contem com toalhas descartáveis.
- Afastamento – respeito ao afastamento de no mínimo um metro até dois metros na área de espera.
- Descarte hospitalar – todo o material utilizado – máscaras e aventais – devem ser descartados na saída em recipiente “lixo hospitalar”.
Ações focadas na equipe
- Certificação de saúde – é fundamental que todos os colaboradores tenham acompanhamento da sua situação de saúde.
- Uso de EPIs – todo equipamento de proteção individual deve ser fornecido aos colaboradores pelo salão, ou disponibilizados pelo próprio profissional quando for autônomo. O não uso de EPIs impede obrigatoriamente o trabalho.
- Máscara / óculos de proteção;
- Avental;
- Luvas;
- Sapatilhas.
- Constante higienização das mãos;
- Respeito às questões de afastamento, exceto do cliente em atendimento, observada condição que o cliente deve fazer uso do material de proteção durante todo o período de atendimento.
- Orientação diária sobre os fatores de risco e das atitudes relacionadas com a biossegurança.
- Acompanhamento permanente e feedback sobre as situações de risco.
- Descarte hospitalar – todo o material utilizado – máscaras e aventais – devem ser descartados na saída em recipiente “lixo hospitalar”.
Você pode achar um exagero, mas acredite que isto é de
fundamental importância. É sempre bom lembrar que há responsabilidade direta do
salão sobre a saúde dos clientes no período em que se encontrarem dentro do
estabelecimento.
Pode ser que a abertura dos salões seja liberada, com já foi
em alguns municípios, mas a forma de atendimento não pode ser a mesma neste
momento. Tudo deve ser feito com muito mais cuidado e as vezes é mais
apropriado não esperar a ANVISA pedir, porque cada proprietário e cada profissional
de salão deve estar consciente de suas responsabilidades com o outro, que no
caso é o colega de equipe e o cliente.