Salões: Biossegurança na Reabertura

Os salões de beleza nunca experimentaram uma crise tão profunda
como a que se instalou em função do Novo Coronavírus.

O segmento pode ser classificado como crítico na gestão do risco do contágio, por vários motivos, mas este risco pode ser reduzido a partir de atitudes de regulação da atividade e de ocupação dos espaços.

Há algumas barreiras que dependem da equipe, outras têm foco
no cliente, mas todas são de responsabilidade direta do salão. Sendo mais
específico:

Ações focadas no cliente

  1. Termômetro e tomada de temperatura- o cliente não deve ir ao salão se estiver com qualquer sintoma gripal, ou caso tenha em sua casa alguém com sintoma gripal, mas imagine que a pessoa não tenha este discernimento e decida ir “de qualquer jeito” ao salão. Todos conhecemos pessoas que “não estão nem aí” para o mal que fazem para os outros. Esta pessoa pode contaminar um salão inteiro, simplesmente pelo fato que não observou a regra básica de não ir a lugares com mais pessoas. Então é necessário utilizar elementos concretos de contenção como por exemplo medir a temperatura com termômetro a laser. O cliente que apresentar febre precisa ser orientado a retornar. O aviso deve estar expresso em um cartaz de fácil leitura, em lugar de destaque, com a definição do escopo legal da decisão, que não é do salão, mas dos agentes públicos de saúde.
  2. Máscara – uso obrigatório – todos os clientes devem usar máscara, durante todo o período de permanência dentro do salão. Caso o cliente não tenha máscara o salão poderá adotar duas medidas: ou solicita ao cliente para que retorne com a máscara, ou fornece uma máscara para o cliente.
  3. Sapatilha descartável de proteção – uma vez que as pessoas permanecerão no ambiente por mais tempo e que frequentemente não é possível deixar os sapatos do lado de fora, será necessário que os clientes recebam uma sapatilha descartável de proteção antes de entrarem na área coletiva do salão.
  4. Avental de proteção – o uso de avental de proteção, semelhante aos utilizados em hospitais, evita que a roupa do cliente sirva como elemento de contágio. O avental deve ser descartado em lugar apropriado na saída.
  5. Higienização das mãos com álcool gel e disponibilidade de pia para que os clientes lavem as mãos e que contem com toalhas descartáveis.
  6. Afastamento – respeito ao afastamento de no mínimo um metro até dois metros na área de espera.
  7. Descarte hospitalar – todo o material utilizado – máscaras e aventais – devem ser descartados na saída em recipiente “lixo hospitalar”.

Ações focadas na equipe

  1. Certificação de saúde – é fundamental que todos os colaboradores tenham acompanhamento da sua situação de saúde.
  2. Uso de EPIs – todo equipamento de proteção individual deve ser fornecido aos colaboradores pelo salão, ou disponibilizados pelo próprio profissional quando for autônomo. O não uso de EPIs impede obrigatoriamente o trabalho.
    • Máscara / óculos de proteção;
    • Avental;
    • Luvas;
    • Sapatilhas.
  3. Constante higienização das mãos;
  4. Respeito às questões de afastamento, exceto do cliente em atendimento, observada condição que o cliente deve fazer uso do material de proteção durante todo o período de atendimento.
  5. Orientação diária sobre os fatores de risco e das atitudes relacionadas com a biossegurança.
  6. Acompanhamento permanente e feedback sobre as situações de risco.
  7. Descarte hospitalar – todo o material utilizado – máscaras e aventais – devem ser descartados na saída em recipiente “lixo hospitalar”.

Você pode achar um exagero, mas acredite que isto é de
fundamental importância. É sempre bom lembrar que há responsabilidade direta do
salão sobre a saúde dos clientes no período em que se encontrarem dentro do
estabelecimento.

Pode ser que a abertura dos salões seja liberada, com já foi
em alguns municípios, mas a forma de atendimento não pode ser a mesma neste
momento. Tudo deve ser feito com muito mais cuidado e as vezes é mais
apropriado não esperar a ANVISA pedir, porque cada proprietário e cada profissional
de salão deve estar consciente de suas responsabilidades com o outro, que no
caso é o colega de equipe e o cliente.