Salões, barbearias, clínicas de estética e a reabertura

Em qual quadrante está sua empresa?

Milhares de profissionais da beleza expressaram angústia nos últimos meses. Muitos salões venderam serviços antecipadamente, alguns fornecedores desenvolveram campanhas de apoio, houve ajuda espontânea de clientes e outras ações. Algumas unidades de prestação de serviços de beleza fecharam definitivamente, talvez este montante seja superior aos 5% apontados em pesquisa de maio realizada pelo SEBRAE.

Poucas unidades contavam com reserva para suportar alguns meses sem atividade e a grande maioria dos profissionais também. Muitos romperam o bloqueio, funcionando a portas fechadas, para os clientes mais desligados do risco de contágio.

Agora a reabertura vem acontecendo e pode-se perceber que há diferentes situações e cada situação provoca um impacto diferente na demanda. Podemos ver de quase tudo um pouco.

Para facilitar e simplificar a análise criei um gráfico que ilustra 4 diferentes situações, considerando em um eixo o estado mental da equipe das empresas de beleza e no outro, o estado mental dos clientes em relação ao medo, porque, como sabemos, o medo imobiliza e é ele que pode causar o maior estrago no faturamento.

Veja o gráfico:

Como é possível perceber nos 4 quadrantes você localiza o resultado possível, dependendo do estado de receio ou medo dos dois grupos.

A. Se os clientes estão com receio e a equipe também, haverá queda mais acentuada do movimento. O risco de disseminação do medo é alto.

B. Se a equipe não está com receio, mas os clientes estão, o resultado é uma queda de demanda, porém com preservação do ânimo, da qualidade da comunicação para estímulo dos clientes que vencem o medo. A queda de demanda que ocorre, pode ser compensada.

C. Se os clientes não estão com receio, mas a equipe está, o resultado de comunicação é ruim e o comprometimento é baixo. Neste caso se observa queda da demanda e uma degradação no processo de comunicação interna.

D. Quando nem a equipe nem os clientes estão envolvidos pelo medo, a tendência é que a empresa permaneça com um patamar de faturamento mais próximo do período anterior ao fechamento.

A questão-chave sobre a análise

Esta análise, apesar de sintética, permite que se formule uma linha de ação adequada a cada situação, compreendendo que todas são naturais e podem acontecer, independentemente de local. Esta é a questão central, porque uma queda de receita tem impacto direto sobre a operação e é necessário realizar ajustes, que vão além daqueles relacionados aos processos de biossegurança, porque sozinhos eles não respondem pelo retorno dos clientes.

Tenho acompanhado as diferentes situações. Salões e barbearias que estão com um movimento próximo aquele observado no período anterior à pandemia, adotando todas as medidas de segurança e de cuidados extras e salões e barbearias que perderam muito movimento e que carregam o medo do contágio. Há salões que, mesmo com autorização de funcionamento, continuam fechados.

Em função desta diversidade de situações as soluções também são diferenciadas. Cada caso merece um tratamento específico e talvez aqui coubesse um livro, porque a própria existência do negócio pode ser questionada, em função do perfil individual dos proprietários e sócios. Muitas vezes uma crise vem para ajustar situações. Então é hora de pensar muito sobre os próximos passos.

O que parece um enorme problema, pode ser uma solução definitiva e quem não tem problema nenhum, porque superou a crise, ou passou sem nenhum arranhão por ela e creia que estes casos existem, serve de exemplo para provar que as diferenças são brutais entre diferentes unidades de negócios. No lado oposto se percebe que muita gente, com o seu comportamento, acabou com o mundo, antes que o mundo tivesse acabado e ele não acabou mesmo.

A comunicação é essencial

Como pode ser observado no gráfico, o perfil do seu público e o seu perfil em relação às crenças sobre a pandemia, definirão o que será o seu novo normal, que não será igual a outros normais, porque o normal varia de pessoa para pessoa.

As unidades de negócios que voltaram, ou que voltarão operar, precisam definir objetivamente uma estratégia de comunicação, mais do que nunca ela é essencial. O Marketing pode ajudar de diferentes formas, mas para que ele ajude, barbearias, salões de beleza e clínicas de estética, precisam estar ajustados aos novos tempos e antes disso, os gestores precisam compreender em que quadrante estão localizados.