Nos últimos anos ouvimos dezenas de comerciais afirmando que as consumidoras podem ter o resultado de salão sem sair de casa. É o mesmo que afirmar que você pode ter o resultado do restaurante na sua cozinha. Depende do resultado sobre o qual está se falando. E depende de muitas outras coisas.
Como afirmamos no nosso último post, milhões de consumidoras deixaram de frequentar salões de beleza porque são convidadas pela mídia a fazerem sozinhas os serviços de cabelos, nas suas casas. Com apelos fortes, campanhas bem elaboradas utilizando formadoras de opinião indiscutivelmente queridas do público, os anúncios criam curiosidade. Ora, se uma artista (atriz ou cantora) usa, por exemplo, por que eu não posso usar também? Assim é criada, no imaginário da consumidora, uma conexão com o consumo de produtos para cabelos. Belas artistas, uma bela embalagem, um comercial fantástico e pronto: você tem o resultado do salão na sua casa. Talvez sim, talvez não. São dezenas de variáveis que podem influenciar no resultado. Vamos falar sobre algumas delas.
A natureza dos produtos
Os produtos para cabelos podem parecer semelhantes, mas trazem em suas fórmulas diferenças gritantes. Alguns shampoos, por exemplo, possuem uma forte composição da base, que é a solução na qual são adicionados os ingredientes ativos. Pronto. Só aqui nós tempos duas variáveis: a base e sua qualidade e os ingredientes ativos, que podem ser dezenas, centenas ou até milhares, cada qual com um custo específico. O custo da produção da embalagem não é diferente. Considerando o frasco de 300 ml, um shampoo pode custar de R$ 7,00 a R$ 210,00 ou mais. Como em qualquer outro segmento de produtos, a diferença de preço, na maioria dos casos, mas não em todos, indica uma enorme diferença de qualidade sim. Então um shampoo que custa R$ 14,00 é realmente diferente de um que custa R$ 100,00. Bons salões utilizam excelentes produtos, com ingredientes ativos que garantem melhor desempenho, com o consequente melhor resultado para o fio. Você pode utilizar no preparo de um uma salada óleo de soja ou azeite (de oliva), que pode custar até R$ 1.000,00 uma embalagem de 500 ml. A função é a mesma, mas o resultado final é completamente diferente. Passeando em alguns supermercados na seção de vinhos, você encontrará algumas garrafas de vinhos de 750 ml a R$ 23,00 e outras a R$ 199,00 ou muito mais (uma única garrafa de 750 ml pode custar mais de R$ 40 mil). Assim acontece com os produtos para cabelo. Alguns ingredientes ativos, bastante caros, precisam ser interpretados na quantidade, diluída em 1000 ml. Afirmar que um produto possui um bom ingrediente, simplesmente, não diz muito. Como pode se perceber, o assunto é muito complexo e a discussão rende alguns livros, mas acredite, há muita diferença no resultado quando os ingredientes ativos são poderosos.
Qualificação dos profissionais cabeleireiros
Você pode encontrar salões com profissionais pouco preparados. Isto nem é tão raro. Dependendo do preparo e dos produtos utilizados, pode até ser que o resultado seja melhor em casa, porque tudo depende. Um salão no qual os profissionais são preparados, conhecem as técnicas com profundidade, se mantêm atualizados com as tendências internacionais, frequentam cursos diferenciados, se preocupam em atender com qualidade e ainda utilizam os melhores produtos, oferecerá resultados que dificilmente serão atingidos nos serviços realizados em casa. Um curso específico de corte, em três módulos, pode custar R$ 16 mil, um curso de visagismo, algo próximo de R$ 6 mil, uma viagem de atualização para a Europa ou Estados Unidos não custa menos que R$ 15 mil. E então vem a diferença. Um profissional qualificado desta forma é muito diferente de um aluno que acabou de sair de uma escola básica e que pretensamente exerce o mesmo cargo ou função de um cabeleireiro. Um cabeleireiro pode ser trainee ou sênior. Pode parecer a mesma coisa, mas tenha certeza que não é. Comparativamente é o mesmo que esperar de um residente médico o mesmo desempenho de um médico com 10 anos de exercício de profissão e com inúmeros cursos de especialização. No aspecto domínio do campo profissional o resultado de um bom salão dificilmente será igual ao de sua casa.
A prestação de serviços como negócio
Esta talvez seja a questão mais importante, apesar de toda a importância do que foi tratado anteriormente. Acontece que um salão é um salão e sua casa é a sua casa. Parece óbvio, mas não é como obviedade que a questão é tratada na cabeça das pessoas. Ir ao salão nunca será igual a você mesmo fazer serviços em casa. O salão é um negócio, uma empresa de prestação de serviços, que oferece, quando competente, diferenciais específicos: um ambiente descontraído, uma conversa amiga, um café, um chá ou um suco, uma revista diferente, uma massagem relaxante, enfim, se o salão tiver competência no atendimento e gerar bem estar para a cliente, o resultado psicológico e a sensação de bem estar pode ser insubstituível. Um salão oferece outros resultados além do resultado da beleza. Um salão de qualidade alivia a alma e o coração das clientes, embeleza o corpo, melhora a autoestima e anima. Este é um resultado único de salão de beleza de qualidade.
O segmento de salões e os clientes
Clientes podem estar orientadas a preço e o salão também. Frequentemente quando se tem um salão orientado a preços baixos, o resultado de casa pode ser até mesmo melhor. Isto não é uma regra, mas indica algo, parecido com restaurantes com preços muito baixos. A proposta é outra. Sem diferenciais, sem surpresas.
Já salões de elevada qualidade, são salões que se preocupam com o contexto da prestação de serviços e por este motivo, geralmente praticam preços um pouco mais elevados. Não chega a ser um absurdo, mas os preços não são colocados na faixa inferior. Há milhares de salões de ótima qualidade, com preços acessíveis. Estes normalmente possuem uma vasta clientela. Porém é fundamental as clientes compreenderem que um salão é um negócio. Possui custos mais elevados comparativamente a um serviço realizado em casa. Se você for preparar um omelete em casa ele vai custar algo próximo, considerando o ovo, a manteiga, a fatia de queijo e de presunto, a R$ 1,50. Em um restaurante o mesmo omelete dificilmente custará R$ 1,50, a não ser que as pessoas se disponham a investir em estrutura e a trabalhar de graça. Você encontrará omeletes em restaurantes a R$ 25,00 com certa facilidade.
Como pode ser visto, a frase “o resultado de salão na sua casa” precisa ser ponderada. Depende do salão que se está falando, mas dificilmente o resultado de sua casa será igual ao oferecido pelos bons salões. A frase foi feita para vender e muitas consumidoras, algumas de altíssimo poder aquisitivo, acreditaram. É fundamental discernir.