Estabelecemos uma lógica de carreira para todas as profissões. Isto também vale para as profissões relacionadas com os Salões de Beleza.
No caso do Cabeleireiro, o Auxiliar é a função de início de carreira e o mercado não oferece muitas opções para as funções de base. Quando perguntamos qual o tempo necessário para treinar um Auxiliar, a resposta normalmente é: “mais de um ano”. Pode ser, em casos específicos, mas um treinamento para Auxiliar, com efetividade, pode ter a duração de 160 horas, sendo 80 com conteúdo teórico e teórico-prático, de direcionamento profissional, e as demais 80 horas em prática acompanhada dentro do salão. É aconselhável para um salão estruturado, ou que busca o crescimento, desenvolver uma metodologia para treinar auxiliares.
O Auxiliar possui um conjunto de tarefas, deveres e responsabilidades bem específico: prepara o cabelo do cliente para ser lavado; lava o cabelo; prepara o cabelo para o trabalho que será realizado pelo Cabeleireiro; aplica os produtos recomendados pelo cabeleireiro no cabelo do cliente de forma específica para cada caso, em processos de tratamento e de coloração básica; seca o cabelo em escovas rápidas e conduz o cliente para as diferentes fases do trabalho. Auxilia também na organização interna, no atendimento e nos processos de vendas. O treinamento precisa estar focado nestas tarefas.
Quanto maior o número de serviços realizados por profissional em um salão, maior a necessidade de treinar velocidade. É importante tomar os tempos de referência como no caso da aplicação de coloração, em torno de 8 minutos para cabelos médios de média densidade. É difícil obter qualidade de resultado com aplicações demoradas (as pontas prejudicarão o tempo de espera recomendado para a raiz). Há muitos salões nos quais o trabalho de aplicação de produtos não é realizado pelo Auxiliar. Esta é uma definição que deve ser feita antes do treinamento.
O Salão deve desenvolver um roteiro básico para treinar auxiliares e o Cabeleireiro Sênior deve estar preparado para treinar o Auxiliar teórica e praticamente. Caso não se sinta apto será necessário escolher um conteúdo teórico em alguma das opções de cursos virtuais na Internet disponíveis atualmente, para formar um padrão no processo de ensino-aprendizagem e acompanhar de forma sistemática e próxima o Auxiliar durante o seu período de formação.
Caso não seja viável treinar internamente o Salão deve buscar parceria com uma escola de formação e aperfeiçoamento profissional para realizar a preparação de seus auxiliares.
O tempo de treinamento de um Auxiliar se alonga normalmente pela falta de um conteúdo programático e de acompanhamento. Muitos profissionais carregam a crença de que “qualquer um pode ser Auxiliar”. Isto não é verdade e cada vez mais é fundamental preparar de forma adequada os auxiliares, porque poderão ser eles os cabeleireiros de suporte poucos anos à frente.
Aqui você faz o download de uma proposta de curso de formação de auxiliares