Como treinar Auxiliares de Cabeleireiro em 160 horas

jan 27, 2015   //  por admin   //   Blog  //  Comentários desativados em Como treinar Auxiliares de Cabeleireiro em 160 horas

Estabelecemos uma lógica de carreira para todas as profissões. Isto também vale para as profissões relacionadas com os Salões de Beleza.

No caso do Cabeleireiro, o Auxiliar é a função de início de carreira e o mercado não oferece muitas opções para as funções de base. Quando perguntamos qual o tempo necessário para treinar um Auxiliar, a resposta normalmente é: “mais de um ano”. Pode ser, em casos específicos, mas um treinamento para Auxiliar, com efetividade, pode ter a duração de 160 horas, sendo 80 com  conteúdo teórico e teórico-prático, de direcionamento profissional, e as demais 80 horas em prática acompanhada dentro do salão. É aconselhável para um salão estruturado, ou que busca o crescimento, desenvolver uma metodologia para treinar auxiliares.

O Auxiliar possui um conjunto de tarefas, deveres e responsabilidades bem específico: prepara o cabelo do cliente para ser lavado; lava o cabelo; prepara o cabelo para o trabalho que será realizado pelo Cabeleireiro; aplica os produtos recomendados pelo cabeleireiro no cabelo do cliente de forma específica para cada caso, em processos de tratamento e de coloração básica; seca o cabelo em escovas rápidas e conduz o cliente para as diferentes fases do trabalho. Auxilia também  na organização interna, no atendimento e nos processos de vendas. O treinamento precisa estar focado nestas tarefas.

Quanto maior o número de serviços realizados por profissional em um salão, maior a necessidade de treinar velocidade. É importante tomar os tempos de referência como no caso da aplicação de coloração, em torno de 8 minutos para cabelos médios de média densidade. É difícil obter qualidade de resultado com aplicações demoradas (as pontas prejudicarão o tempo de espera recomendado para a raiz). Há muitos salões nos quais o trabalho de aplicação de produtos não é realizado pelo Auxiliar. Esta é uma definição que deve ser feita antes do treinamento.

O Salão deve desenvolver um roteiro básico para treinar auxiliares e o Cabeleireiro Sênior deve estar preparado para treinar o Auxiliar teórica e praticamente.  Caso não se sinta apto será necessário escolher um conteúdo teórico em alguma das opções de cursos virtuais na Internet disponíveis atualmente, para formar um padrão no processo de ensino-aprendizagem e acompanhar de forma sistemática e próxima o Auxiliar durante o seu período de formação.

Caso não seja viável treinar internamente o Salão deve buscar parceria com uma escola de formação e aperfeiçoamento profissional para realizar a preparação de seus auxiliares.

O tempo de treinamento de um Auxiliar se alonga normalmente pela falta de um conteúdo programático e de acompanhamento. Muitos profissionais carregam a crença de que “qualquer um pode ser Auxiliar”. Isto não é verdade e cada vez mais é fundamental preparar de forma adequada os auxiliares, porque poderão ser eles os cabeleireiros de suporte poucos anos à frente.

Aqui você faz o download de uma proposta de curso de formação de auxiliares

Comments are closed.