E quais são estes hábitos, sistematizados por Stephen Covey*?
1. Ser Proativo – não fique parado esperando. Perceba o que aconteça ao seu redor, avalie corretamente as situações e parta para a ação.
2. Começar com o Objetivo em Mente – você precisa saber onde quer chegar. O que você quer para a sua vida? Não crie amarras mentais.
3. Primeiro o Mais Importante – há sempre milhares de coisas para fazer, mas o que realmente importa? O que fazer primeiro?
4. Mentalidade Ganha-Ganha – assim como você não gosta de sentir que perdeu numa situação, ninguém gosta. Então como fazer para todos se sentirem ganhadores?
5. Primeiro Compreender, Depois ser Compreendido – o mundo não gira em torno de ninguém, então é melhor compreender os outros para poder se situar de uma forma mais correta em qualquer contexto.
6. Criar Sinergia – 1 + 1 = 3 quando se tem sinergia e quando as pessoas interagem de forma positiva e motivada. Sinergia é um fator fundamental para o sucesso do trabalho em equipe.
7. Afinar o Instrumento – há inúmeras formas de buscar o equilíbrio físico e emocional para interagir positivamente com o mundo que nos cerca. Pessoas eficazes buscam o equilíbrio pessoal para evitar o desequilíbrio nas situações de convivência consigo mesmas e com os outros.
Você pode não acreditar, mas, na prática, é difícil obter sucesso pleno e duradouro sem desenvolver pelo menos uma parte dos sete hábitos. Ler o livro e praticar os hábitos é aconselhável para todos que querem ter vida de “autônomo”.
*Stephen Covey também escreveu diversos outros livros tendo este como base, como: “Os sete hábitos das famílias altamente eficazes”, “Vivendo os sete hábitos: histórias de coragem e inspiração” e o “Oitavo hábito”.