CONVERSAS – COM DIÁLOGO – O diálogo é o interesse em ver fluir a participação. O monólogo é a ditatura do ser, tem essência egoísta. Um líder precisa conversar com disposição e disponibilidade.
INTERESSE REAL EM OUVIR E COMPREENDER – o diálogo em si não significa interesse efetivo em ouvir e compreender. Ouvir, dentro desta análise, é internalizar o que está sendo dito pela outra pessoa, dentro das suas múltiplas possibilidades de interpretação e não somente sobre a interpretação de “como eu vejo isto”. Significa ouvir algo interpretando sobre suas centenas de possibilidades de compreensão, sem a necessidade de uma pronta e abrupta intervenção. Um líder precisa saber ouvir com paciência para compreender.
FORNECER RESPOSTAS NO TOM CERTO, COM AS PALAVRAS CERTAS, NO MOMENTO CERTO – existe uma diferença enorme entre dizer: “isto não pode”, “isto não dá” e dizer: “vou pensar mais sobre o que você falou”. É muito diferente você dar uma resposta em tom alterado para uma pessoa e você responder: “falaremos sobre isto depois do expediente”.