Saúde e segurança no trabalho em Salões de Beleza

fev 9, 2015   //  por admin   //   Blog  //  Comentários desativados em Saúde e segurança no trabalho em Salões de Beleza

A saúde é um bem que normalmente o ser humano só valoriza quando perde. Antes todos nós pensamos que somos imortais.

Dentro de um Salão de Beleza há inúmeros fatores de risco à saúde, tratados com desdém pela grande maioria: proprietários, profissionais e clientes. Há muitas publicações e orientações sobre os fatores de risco e principais procedimentos a serem observados. Poucos têm conhecimento deles.

Conversando com profissionais do segmento é possível compreender que nem todo o risco é compreendido como tal. A pressão dos clientes é muito forte para que sejam cometidos erros básicos. Estes erros vão desde a prática de preços que não cobrem custos de prevenção aos riscos, até a oferta de serviços que colocam todos em risco, principalmente os profissionais, como é o caso das escovas que utilizam formol ou seus assemelhados.

Preventivamente um Salão precisa observar os limites estabelecidos para o ruído, para iluminação, temperatura do ambiente, ventilação e exaustão. Além destes fatores devem ser analisados os riscos ergonômicos (relacionados com a posição, esforço e movimento para a realização de um trabalho), químicos e biológicos em todas as funções e operações, incluindo os procedimentos que possam afetar a saúde dos clientes.

Em pesquisa realizada em 2010, 8% das manicures de São Paulo, dentre as 20% vacinadas eram portadoras do vírus da Hepatite B. Isto já dá uma ideia da dimensão do problema.

A falta de atenção aos riscos existentes em um Salão de Beleza coloca um ponto de interrogação sobre a efetividade do trabalho da ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, em muitos municípios brasileiros. O reduzido esforço de fiscalização e orientação acaba gerando descompromisso e desatenção em relação a um assunto que possui forte impacto sobre a saúde da população.

A partir da adoção de critérios de análise é possível realizar algo semelhante a um exame de sangue para avaliação das condições de saúde e segurança no trabalho em um Salão de Beleza. É esta avaliação que os proprietários responsáveis devem operar sobre os seus negócios.

Comments are closed.