Promoção é muito mais do que redução de preços!

Quando você ouve falar em promoção em uma loja, supermercado, ou num salão de beleza, qual a primeira coisa que vem na sua mente? Se você falou redução de preços está dentro de um grupo de 85% de pessoas que respondem da mesma forma. A resposta corresponde ao que se associa a palavra, mas o termo vai muito além da redução de preços.

Promoção no contexto do Marketing é todo esforço realizado por uma empresa, ou organização, para fazer com que haja incremento de demanda, ou de aceitação de seus produtos ou serviços. São milhares de possibilidades, dentre as quais se encontra a redução de preços, porque o ser humano tende a responder às reduções de preço com incremento de demanda. Nem sempre isto é realidade e, muitas vezes, a redução de preços gera o efeito contrário, ou seja, a redução nas vendas, além da redução da lucratividade. Então o primeiro passo para acionar as ferramentas e técnicas promocionais adequadas e compreender a dimensão do Composto Promocional.

O Composto Promocional engloba alguns conjuntos de ações/ferramentas:

  • Vendas e Marketing Direto;
  • Publicidade e Relações Públicas;
  • Propaganda;
  • Merchandising;
  • Promoções propriamente ditas.

É possível deduzir que a dimensão do Composto Promocional é muito amplo e que imaginar em “redução de preços” de forma única e direcionada, talvez não seja a melhor solução para uma empresa que tem por objetivo crescer de forma sustentada.

Em um Salão de Beleza você pode atrair mais clientes dizendo que seu ambiente é climatizado, do que oferecendo um serviço adicional gratuito. Você pode atrair mais clientes colocando um produto numa pilha do que enfatizando a redução de preços em um cartaz. Você pode obter mais clientes saindo para oferecer os serviços do salão na vizinhança, do que colocando um banner dentro do Salão comunicando preços menores ou descontos percentuais. Você pode atrair mais clientes fazendo  postagens bem elaboradas no estilo “antes e depois” no Facebook, do que reduzindo o preço dos serviços. Todos são exemplos de promoção.

Promoção é um trabalho incessante do Marketing , exige criatividade, planejamento e disciplina na execução.  Você pode promover o estímulo ao cadastro de novos clientes, executando campanhas de Marketing Direto Impresso, sempre com material diferenciado, junto a um público de interesse, ou ainda:  fazer campanhas na comunidade incluindo escolas; promover desfiles na rua; patrocinar eventos cujo público alvo seja compatível com o seu. Você pode anunciar na rádio local ou em  outdoor de boa visibilidade, você pode promover o lançamento de novos serviços e serviços de estação, fazer campanha junto aos organizadores de festas, casamentos, fotógrafos, empresas de locação de roupa. Você pode oferecer serviços para empresas, para melhorar a apresentação de quem atende ao público. Você pode melhorar a apresentação de suas soluções internamente dentro do salão e fazer campanhas de indicação, nas quais as próprias clientes são estimuladas a trazer novos clientes. Enfim, é necessário fazer uma lista de duzentas possibilidades para escolher as mais adequadas, do ponto de vista promocional. Isto dá mais de trabalho do que reduzir preços, mas viabiliza um resultado bem mais positivo.