7 ações para o sucesso de um salão de beleza em 2017 e sempre!

dez 22, 2016   //  por admin   //   Blog  //  Comentários desativados em 7 ações para o sucesso de um salão de beleza em 2017 e sempre!

Quando comecei a escrever este texto pensei em milhares de possibilidades, porque na verdade não há uma fórmula mágica para o sucesso. Então trabalhei no caminho contrário e procurei os pontos que, sem os quais, dificilmente se chega ao sucesso. Eles estão logo abaixo como uma reflexão para viabilizar um 2017 muito positivo para você e para o seu salão de beleza.

Definir um norte – defina objetivos claros. Estabeleça uma meta geral e uma meta para cada colaborador, por mês e para o ano. Auxilie cada um nesta definição e analise a real condição de cada um para chegar ao resultado desejado.  Pessoas sem objetivos ficam perdidas e andando em círculos e uma empresa sem objetivo não se fortalece. O maior desafio é tirar o cérebro das pessoas da zona de conforto. E tudo sempre começa na cabeça do gestor.

Implantar serviços de entrada  com foco em cabelos – serviços de entrada  são aqueles que têm o objetivo de viabilizar a entrada de novos clientes por serem fortemente atrativos. Sem uma estratégia correta de serviços de entrada a tendência é que a entrada de novos clientes aconteça de forma lenta. Eles normalmente possuem preços mais acessíveis viabilizando a experiência dos clientes em serviços mais simples, preparando-os para uma posterior migração para serviços mais complexos, de maior valor agregado. Os serviços de lavagem especial de cabelos com massagem, hidratação básica ou retoque de raiz a preços acessíveis podem mudar a curva de demanda dos serviços de salão de beleza. Serviços de unhas podem atrair clientes, mas a passagem de clientes de serviços de unhas para serviços de cabelos nem sempre é uma mecânica rápida e efetiva.

Utilizar corretamente o Instagram, o Facebook e o Whatsapp – estas três ferramentas podem mudar a vida de um salão de beleza que tenha como objetivo aumentar o número de clientes e que esteja orientado à qualidade. Elas precisam ser utilizadas de forma planejada e integrada. É importante ter em mente que desenvolver ações de comunicação efetivas nestes meios não se resume a postar fotos de antes e depois. Um salão precisa ir muito além na sua proposta de comunicação. Para aproveitar bem as ferramentas estabeleça uma plataforma de dicas e orientações para seu público alvo, siga o calendário promocional, realize ofertas interessantes com suporte dos parceiros  e apresente resultados de trabalhos.  Desenhe algumas postagens para impulsionar, principalmente na sua área de influência e para os seus clientes e amigos deles.

Implantar um Programa de Qualidade – para que os clientes permaneçam no salão é fundamental e indispensável que se ofereça qualidade. Qualidade em tudo, do atendimento ao serviço, passando pelo ambiente e pelo clima interno. Depois de conquistar clientes novos o maior desafio é mantê-los ativos. Desenvolver uma lista de verificação da qualidade dos itens mais importantes na percepção do cliente no processo de prestação de serviços; realizar pesquisas de satisfação; compreender os motivos pelos quais os clientes não retornam e observar de perto a qualidade final de cada trabalho realizado, constituem a base de um trabalho orientado à qualidade.

Cuidar do seu desenvolvimento pessoal e profissional e do desenvolvimento de sua equipe – o mundo é muito dinâmico, os paradigmas estão em constante revisão e, por mais que você acredite que nada pareça mudar, tenha certeza que tudo muda ao seu redor o tempo inteiro. A falta de percepção deste movimento é que afastou milhões de clientes dos salões de beleza. Em alguns segmentos de serviços a evasão de clientes foi superior a 70% na última década, como é o caso dos serviços de coloração. Os possíveis clientes de um salão de beleza não estão em seu concorrente mais próximo. Por mais incrível que pareça os clientes estão realizando os serviços em suas próprias casas. Um salão existe prioritariamente para satisfazer as necessidades dos seus clientes. Quando a necessidade prioritária é esquecida os resultados passam a ser catastróficos. Compreensão do mundo e qualidade dependem do desenvolvimento pessoal e profissional. Discuta com sua equipe um programa de desenvolvimento. Alguns aceitarão, outros resistirão, mas é o tipo de decisão que você só pode se orientar pelo “sim”. Tratamento, coloração, mudança de forma, corte, penteado são linhas de desenvolvimento infinito quando as  tendências precisam de releitura. Autogestão e automotivação, mudanças profundas nos ingredientes ativos de produtos e alterações de processos e procedimentos complementam um cenário no qual desenvolvimento é essencial para quem deseja prestar serviços com excelência.

Cuidar de sua equipe – esta talvez seja a tarefa mais complexa para qualquer prestador de serviços, mas ela é a base da excelência. Não se atinge resultados excelentes com equipes medíocres. Então cuidar da equipe é algo bem diferente de tomar conta de pessoas. Equipe depende de coesão, de objetivos compartilhados, de energia, de motivação, entusiasmo e de elevado comprometimento. Isto depende de liderança. Sem ela o máximo que se obtém é um grupo de trabalho, o que com certeza, na prática, é bem diferente de uma equipe.

Coletar dados e gerar informações relevantes – quais são seus principais clientes? Quantos e quais clientes importantes deixaram de comparecer nos salão? Quais os serviços mais prestados no salão, por que  e com que lucratividade? Qual a produtividade e qual a margem de contribuição de cada parceiro do salão? Quais os produtos mais vendidos? Qual o giro do estoque? Qual o comportamento do fluxo de caixa? Qual o resultado das ações de marketing/comunicação desenvolvidas? Qual o lucro real do salão? Sem dados e informações estas perguntas ficam sem resposta. E sem resposta não se pode tomar decisões com segurança. É daí que vem o risco. O salão de beleza precisa não só de um sistema de gestão de salão. Um salão de beleza precisa alimentar o seu sistema de gestão de forma correta, utilizar os relatórios sistematicamente, prestar orientação aos parceiros e colaboradores a partir de números.

Há muito mais para fazer, mas fazendo o básico bem feito já é possível provocar alguns “milagres” na operação de um salão. Lembre-se que algumas coisas parecem simples, mas não são fáceis, mas estão muito distantes de serem impossíveis. Melhoria é um processo que tem início, tem meio, mas não tem fim!

Sucesso em 2017!

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