Quanto um Salão deve investir em Marketing?

mar 17, 2015   //  por admin   //   Blog  //  Comentários desativados em Quanto um Salão deve investir em Marketing?

Primeiramente é importante dizer que talvez um Salão de Beleza tenha decidido investir zero em Marketing. É uma posição que pode ser adotada por um empresário com a premissa de que já está tão bem que não precisa de Marketing. Há muitos exemplos assim no mercado. Ainda dentro deste raciocínio, pode ser que um salão não disponha de reserva financeira para investir em Marketing, então não investirá nada nesta área.

A ideia deste post não é convencer os proprietários de Salões de Beleza a investirem em Marketing e sim refletir qual o valor que deve ser investido em ações de conquista, retenção e recuperação de clientes.

O tema Marketing tem sido recorrente nas postagens HPPO. Lá no início, num dos primeiros posts desta série foi feita uma pergunta:  onde você quer chegar? Isto porque é esta pergunta que define o tamanho que você quer ter de faturamento, de lucratividade e de tudo que vem em função disto: estrutura, custos, pessoas, responsabilidades e outros.

O investimento em Marketing deve estar ligado às intenções  do empresário. O investimento pode ser de zero a 10% do faturamento. Eventualmente pode ser investido um montante que não tenha relação direta com o faturamento de agora, mas com aquele que se quer ter, com base num plano de expansão.

Geralmente, numa situação de funcionamento regular, investir de 2% a 5% do faturamento em ações de Marketing pode ser uma medida saudável. Um salão com faturamento de R$ 10.000,00, investiria algo como R$ 200,00 a R$ 500,00 em Marketing. Este valor permitiria uma série de ações ao longo do tempo. Se forem bem planejadas e executadas um Salão passará a contar com peças fundamentais de comunicação, como aquelas que foram apresentadas no post de número 78.

Antes de iniciar a desenvolver ações de Marketing é prioritário medir a Taxa de Retenção de clientes, tema recorrente  nos posts HPPO. A Taxa de Retenção de clientes é medida pela divisão do número de clientes que retornam em três meses em relação ao cadastro total de clientes dos últimos doze meses.  Se a Taxa de Retenção for baixa, antes de desenvolver ações de Marketing deverão ser executadas ações de correção dos fatores que afastam os clientes do Salão, que não deixa também de ser um investimento em Marketing.

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