Onde encontrar bons profissionais?

mar 12, 2015   //  por admin   //   Blog  //  Comentários desativados em Onde encontrar bons profissionais?

No segmento de salões de beleza esta é uma pergunta que nunca deixa de ser feita. Simplesmente porque novos e bons profissionais são uma raridade diante da imensa demanda.

Muitas vezes a pergunta me passa a impressão de que, assim como clientes, bons profissionais devem surgir do além, cair do céu ou, talvez, ser colhidos em árvores cujos frutos são cabeleireiros, manicures, maquiadores e outros profissionais de salão de beleza, altamente especializados. A falta de bons profissionais é tão grande quanto a ausência de interesse em desenvolver bons programas de formação de novos profissionais dentro dos próprios salões.

Há alguns meses  li uma reportagem de uma Você S/A (revista especializada em assuntos ligados ao desenvolvimento pessoal e profissional  com uma visão ampla do mercado de trabalho), apresentando empresas que contratam profissionais para prepará-los, por um, dois ou mais anos, para suprir futuras necessidades de mão de obra. Justamente porque bons profissionais precisam ser bem selecionados, treinados, orientados e acompanhados ao longo do tempo.

Formação profissional é uma solução definitiva para quem busca incremento de qualidade, de serviços, de faturamento e lucratividade, porém, além de necessitar de metodologia específica, ela não funciona sozinha. Precisa ser respaldada por um programa de desenvolvimento profissional, de um plano de remuneração progressiva, de um programa de incentivos e de outras ferramentas que confiram ao novo profissional e ao bom profissional, além da segurança, a visão de um futuro promissor.

Bons profissionais, no caso de escassez de mão de obra, devem ser formados por quem precisa deles. E reter mão de obra sempre será um desafio maior do que este primeiro.

Ao longo dos últimos três meses vários dos posts HPPO trataram de gestão de pessoas, incluindo aspectos relacionados com a possibilidade de carreira, das academias que orientam a formação dos profissionais, da metodologia de treinar em auxiliares em programas rápidos, além daqueles  relacionados com motivação. Há também um post compartilhado do Endeavor sobre avaliação de colaboradores e outros. Isto serve para mostrar a complexidade da missão de gerir gente.

Formar uma equipe competente e coesa é um grande desafio para qualquer empresário, maior ainda para empresários do segmento de beleza, para os quais o recrutamento, formação e gestão de talentos ainda é um tema praticamente desconhecido.

Respondendo objetivamente à questão do título: para encontrar bons profissionais você precisa, primeiramente, ser uma boa empresa. Depois disto você deve ampliar as fontes de recursos humanos. Você pode recrutar bons profissionais em diferentes lugares: em cursos e escolas de formação, em lojas de cosméticos, em feiras e apresentações e outros. Há muitas pessoas que responderiam que você pode conseguir bons profissionais em outros salões, mas quem atua no segmento sabe que o usual modelo de recrutar profissionais em outros salões é um processo altamente nefasto. Este tipo de ação opera como uma  fábrica de mercenários. Pode parecer uma solução, mas é, frequentemente e com grande margem de certeza, um tiro no pé.

Comments are closed.