Onde buscar e como operar a motivação da equipe em um Salão de Beleza

Seria muito bom se pudéssemos comprar motivação no supermercado, ou pílulas de motivação na farmácia, mas não é assim que funciona, mesmo que os antidepressivos possam  ajudar muita gente que não se trata adequadamente.

A construção da motivação traz alguns segredos que são tratados em centenas de livros de forma esparsa, o que dificulta a utilização de uma fórmula mágica. Há, entretanto, algumas questões que são indispensáveis para desenvolver a motivação das pessoas.

    1. A motivação vem de dentro de cada um, mas sofre interferência direta do meio. É complexo motivar pessoas em um ambiente degradado. Normalmente o ambiente  se degrada pelo aumento de conflitos sem tratamento adequado.
    2. A motivação depende de objetivos pessoais. O “motivo para agir” de cada pessoa depende de seus próprios objetivos, ou seja, quando não se sabe quais os objetivos de uma pessoa, ou mesmo se ela não possui objetivos, será difícil compreender como acionar ferramentas para estimular a motivação daquela pessoa.
    3. Os objetivos do salão devem ser objetivos de todos. Compartilhar objetivos em um salão, ou seja, fazer com que todos façam dos objetivos do salão os seus próprios objetivos depende de um amplo processo de comunicação, onde todos participem da sua construção. Se os objetivos não forem comuns, será difícil conquistar sinergia.
    4. É fundamental que todo o gestor de salão conheça a pirâmide de necessidades de Maslow, para compreender que as necessidades interagem com o sistema motivacional humano de uma forma definitiva. Não adianta querer esconde a pirâmide. Ele sempre estará dentro de todas as pessoas, e pior, de uma forma bem menos organizada que a proposta no desenho. Ela está no topo, abrindo este post, mas é fundamental saber como as necessidades interferem na motivação humana.
    5. A fórmula proposta para obter comprometimento das pessoas com RECONHECIMENTO, RECOMPENSA E COMEMORAÇÃO, pode parecer simples demais, mas ela é efetiva.
    6. Dar e receber feedback entra também no rol das ferramentas básicas para a construção de motivação “de dentro para fora”. O que é isto? É conversar com as pessoas de forma objetiva sobre seus acertos e erros e sobre o que pode ser feito para melhorar. E se você fizer inúmeras conversas e não “servir para nada”, é fundamental perguntar se você está com as pessoas certas, ou se você está bem preparado para realizar esta importante função.
    7. Programas de incentivo podem funcionar, mas depende de como são estabelecidos os objetivos e as premiações.
    8. A qualidade do líder  faz a diferença. Um líder preparado e com perfil adequado faz toda a diferença na construção de um time motivado, onde cada um está motivado por si mesmo, mas também fortemente comprometido com os objetivos do salão. Pedir motivação das pessoas num processo de stress permanente, onde as pessoas não são ouvidas, mas são cobradas em relação a sua própria motivação é o mesmo que pedir motivação para um time que está perdendo de 7 a 0, faltando cinco minutos para acabar a partida.

A lista não se esgota por aqui, há inúmeros outros pontos para serem estudados, mas compreender que o tema é bem mais complexo do que se imagina, já é um primeiro passo para que se trate o assunto com muito mais profundidade, dando a ele muito mais importância do que tem recebido dos gestores de Salão de Beleza.