A importância da exaustão em Salões de Beleza

mar 6, 2015   //  por admin   //   Blog  //  Comentários desativados em A importância da exaustão em Salões de Beleza

Em ambientes fechados, nos quais não há troca natural de ar, a exaustão se torna imprescindível. Nos ambientes nos quais são realizados serviços específicos de química com emissão de gases, ou odores a exaustão se torna quase obrigatória. Este é o caso dos Salões de Beleza.

Quando os procedimentos com uso de produtos químicos são realizados em salas sem ventilação direta, os odores e gases tomam conta de todo o espaço do salão, principalmente quando há uma única grande sala para os procedimentos químicos. Alguns salões tratam este assunto com muita seriedade e adotaram medidas de correção acertadas, separando uma sala de alto arejamento, quase ao ar livre, para os procedimentos químicos, implantando salas com exaustão, ou implantando exaustores pontuais em determinadas bancadas.

Uma parte significativa dos profissionais de Salão desconhecem os danos que a toxidade dos produtos utilizados podem causar à saúde ao longo dos anos. O uso do formol, do glutaraldeído ou da carbocisteína como ingrediente ativo das  “escovas” (separadamente ou com interdependência), ao longo do tempo, causa danos ao organismo humano pela exposição continuada.

A pressão dos clientes para uso de procedimentos equivocados é imensa. Acontece que o dano ao cliente é muito menor que o dano causado ao profissional que realiza diariamente vários procedimentos com o uso desses ingredientes. Independentemente disto, já foram constatadas inúmeras reações imediatas na execução dessas “escovas”. O que os clientes não sabem é que “o acréscimo de formol (ou qualquer substância dele derivada) ou glutaraldeído a produto acabado (pronto para uso) é considerado infração sanitária (Lei nº 6.437 / 1977) e crime hediondo de acordo com o Código Penal” – de acordo com orientação encontrada no site da ANVISA. Quem responde por isto é o profissional e o proprietário do salão.

Os processos de coloração e descoloração também emitem odores característicos e que incomodam muitos clientes e também podem necessitar de exaustão, principalmente em ambientes fechados.

Diante destas constatações, se observa a importância da exaustão para se manter um ambiente saudável e uma ambiência mais agradável ao cliente. Todo o Salão deve planejar possuir exaustão. Em breve, ela será tão fundamental para um Salão, quanto um refrigerador é para um bar ou restaurante.

Comments are closed.