10 ações para aumentar a receita do seu salão de beleza

mar 9, 2015   //  por admin   //   Blog  //  Comentários desativados em 10 ações para aumentar a receita do seu salão de beleza

Ações devem vir em função de uma análise que se faz previamente sobre tudo que diz respeito ao negócio, desde as intenções do proprietário, até as reais condições de satisfazer de forma adequada as necessidades do cliente. Depois disto sim, há inúmeras ações que podem ser desenvolvidas, como as 10 exemplificadas a seguir.

  1. Verificar a taxa de retenção e atuar: qual o percentual de clientes que estão voltando para o salão. Taxas baixas precisam ter suas causas identificadas e corrigidas. A partir de 70% a taxa de retenção pode  considerada, para a realidade nacional, excelente.
  2. Oferecer serviços gratuitos de forma direcionada: oferecer serviços “para os clientes experimentarem o salão” junto a empresas, condomínios, escolas, na sua proximidade. Serviços como diagnóstico, lavado especial e hidratação podem ser desenvolvidos em conjunto com fornecedores. Outra forma de utilizar esta mesma ação é oferendo para os clientes(portanto pessoas que já frequentam o salão) serviços que nunca utilizaram.
  3. Oferecer alguma reciprocidade para clientes que indicam novos clientes: é uma dinâmica bastante simples e ainda pouco utilizada. O salão pode oferecer serviços específicos ou presentes que não sejam serviços.
  4. Realizar lançamento de serviço direcionado e divulgar intensamente através dos sites de relacionamento.
  5. Definir e oferecer combos – oferecer um combinado de serviços e produtos pode trazer um excelente incremento de receita.
  6. Definir uma estratégia de preços: este é um dos principais pontos a serem observados pela grande massa dos salões de beleza. Poucos salões possuem estratégia de preços de serviços de beleza no Brasil. Não se trata de diminuir, nem de aumentar preços e sim de estudar a melhor forma de estabelecer os preços por categoria de serviços.
  7. Contratar um vendedor de serviços e produtos do salão – todo o negócio precisa de vendedores, inclusive um salão de beleza do século XXI. O vendedor pode também ser utilizado como vendedor interno para prestar suporte aos profissionais e clientes na venda dos produtos indicados.
  8. Implantar uma das modalidades de programa de fidelidade – hoje há dezenas de programas disponíveis. Pesquise e adote aquela que for a mais indicada para o seu caso. Desde os programas “faça 10 e ganhe 1” até os programas mais sofisticados, “por pontos” são excelentes práticas para reter clientes e aumentar o faturamento.
  9. Apresentar o que você faz: milhares de salões não apresentam aos seus clientes os trabalhos que realizam. Muitas vezes falta uma simples relação, imagine então um “Menu de Serviços”, “Carta de Serviços” , ou algo parecido. Também é impressionante ver o número de televisores em Salões de Beleza que passam o tempo inteiro apresentando serviços e produtos “dos outros”. Quadros, displays, televisores e outros deveriam apresentar e vender concentradamente principalmente serviços, mas também os produtos do salão.
  10. Desenvolver estratégias de vendas com os princípios de Marketing Direto, seja de forma física, ou através da Internet e suas diferentes ferramentas(inclusive redes sociais). Isto vai muito além de fazer postagens no Facebook. Antes é fundamental ter objetivos claros para desenhar uma estratégia que tenha consistência, respeitando as características do seu público-alvo e do seu salão.

Também é fundamental medir resultados para poder compreender o que pode ser melhorado ou ajustado e, finalmente, saber que não se faz uma ação e para. São várias ações de forma continuada que dão consistência ao incremento de negócios de forma sustentada e permanente. Estas são 10 dentre as mais de 100, possibilidades.

Esta lista poderia se chamar de 10 ações para:

  1. Aumentar a  receita do seu salão;
  2. Aumentar o faturamento do seu salão;
  3. Aumentar a receita de um salão;
  4. Aumentar o faturamento de um salão;.
  5. Aumentar as vendas do seu salão;
  6. Aumentar as vendas de um salão.

O  que interessa não é o nome da lista, mas as ações que vão ser desenvolvidas. Sucesso!

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